top of page

Semana da pessoa com deficiência intelectual e múltipla

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla acontece do dia 21 a 28 de agosto. A campanha foi criada em 1963, buscando conscientizar a sociedade sobre o tema, promover a criação de políticas públicas para inclusão social e combater o preconceito e a discriminação. Hoje, durante esta semana, acontecem vários eventos por todo o país, buscando alavancar o respeito e a inclusão social de pessoas com deficiência.

(Vídeo de membros do Grupo Chaverim e voluntárias dançando em roda)


Dentro dessa semana tão especial, dia 22 em particular se celebra o Dia da Pessoa com Deficiência Intelectual. É um dia de sensibilização à causa e uma oportunidade para se refletir sobre o quanto a sociedade realmente é inclusiva. Todas as pessoas tem direito a educação adequada, serviços de saúde preparados, oportunidades de trabalho, participação social e mais. Todos tem direito à uma vida digna. Mas será que isso acontece na realidade?

(Foto de participantes e madrich olhando para a câmera, sorrindo ou mostrndo a língua)

Nós do Grupo Chaverim buscamos por inclusão, respeito e equidade, ressaltando que cada indivíduo traz consigo talentos únicos e perspectivas enriquecedoras que merecem ser celebradas! É de extrema importância que se estabeleça uma conexão entre as pessoas com deficiência, suas famílias e toda a sociedade.

(Foto de Márcia Bien e Vicki Tuchmajer pintando, cada uma, um prato redondo)

Hoje, um desafio muito grande enfrentado pelas pessoas com deficiência é o capacitismo. A palavra “capacitismo” significa discriminação de pessoas com deficiência, baseada na subestimação de suas capacidades e aptidões. Por isso, durante nossas oficinas, realizamos uma série de diferentes atividades, possibilitando que cada um descubra suas próprias habilidades, afinidades e gostos, aperfeiçoando e refinando cada talento.

(4 participantes do grupo Chaverim sentados em dois sofás)

Vamos aproveitar esse gancho para aprender mais sobre o assunto? Abaixo estão algumas definições de termos: Deficiência Intelectual - A deficiência intelectual é um comprometimento cognitivo em que a pessoa apresenta um atraso no seu desenvolvimento, como por exemplo dificuldades de raciocínio e compreensão, complicações na fala e dificuldades práticas e sociais. Deficiência Psicossocial - Deficiência psicossocial é a sequela de transtornos mentais (como esquizofrenia, transtorno bipolar, entre outros). Diferente de transtorno mental, as deficiências psicossociais são quando estes quadros psiquiátricos já estabilizados acarretam limitações e prejuízos das funções mentais do indivíduo de forma permanente. Deficiência Múltipla - Deficiência múltipla se caracteriza por um conjunto de duas ou mais deficiências associadas, de ordem física, sensorial, mental, emocional ou de comportamento social. Ou seja, é uma condição que afeta em maior ou menor intensidade o funcionamento individual e social dos sujeitos com essa deficiência. Gostaríamos de te convidar a apoiar projetos inclusivos e celebrar a diversidade! Junte-se a nós nessa jornada de conscientização e mudança, afinal a transformação começa com cada um de nós.

(Foto de participantes do Grupo Chaverim e madrich jogando rummikub em uma mesa com toalha branca)


40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page