top of page

Celebração de Pré Pessach 2024

No dia 07 de abril, o Grupo Chaverim celebrou com muito entusiasmo o seu anual Pré Seder de Pessach. O evento foi um sucesso, com mais de 40 pessoas entre participantes, familiares, amigos, colaboradores e voluntários. A tarde foi repleta de momentos marcantes, comidas gostosas e muita animação. O salão estava lindo, decorado, com direito a palco, muitas fotos e um banner com os participantes segurando matzot. Sandra Goldzveig, mãe do participante David Goldzveig, que ajudou nos preparativos da festa, nos contou um pouco como foi:

“Participar da organização do Pré -Seder é começar a festa antes! Isso é um privilégio! Fico feliz em colaborar com o grupo Chaverim. Ele é a nossa família! Fiquei muito satisfeita com o resultado, estava tudo muito lindo!”

(Foto de participantes, familiares e monitores sentados à mesa durante a celebração)


Para iniciar o evento, a nossa mestre de cerimônias, Liliana Albalá, mãe da participante Gabriela Albalá, vice-presidente do Grupo e voluntária das Oficinas de Movimento e Gourmet, convidou o nosso presidente, Jacques Cohen, pai do participantes Daniel Cohen, que fez um lindo discurso de boas-vindas, enfatizando a temática do feriado judaico que é a liberdade e agradecendo a presença de todos. Ele foi seguido pelos nossos convidados especiais do Fundo Comunitário de São Paulo, que subiram ao palco para falar um pouco sobre a sua função, sobre a organização e para agradecer o convite ao evento. 


(Foto de muitos dos participantes do evento, sentados ao redor das mesas)


Após discurso, teve início a dinâmica, guiada pelo monitor Denis Vogel, na qual cada mesa recebeu um quebra-cabeça do logo do Grupo Chaverim para montar e colar com fita adesiva. Após montado cada quebra-cabeça, os membros de cada mesa deveriam raspar a faixa preta que havia atrás do desenho formado, fazendo aparecer uma palavra que representa algo que o Grupo Chaverim simboliza, como empatia, persistência, coexistência e mais. Com essas palavras, cada mesa foi buscar uma caixa de papelão que tivesse a mesma palavra e, ao abrirem a caixa, encontraram uma chave e um número. Assim, de número em número, representantes de cada mesa foram chamados para “abrir o mar vermelho”, uma caixa de papelão grande, que estava lindamente enfeitada como um mar. Aberta a caixa, era possível ver dentro a mensagem “Chag Pessach Sameach”. A dinâmica foi muito divertida e todos puderam participar em conjunto, participantes, familiares, amigos e voluntários. Para Vicki Tuchmajer essa atividade foi a melhor parte de toda a celebração:

“Se eu gostei do Seder? Adorei, amei!O que eu mais gostei foi a gincana de abrir o Mar o Morto! A festa foi linda, muito divertida e cheia de vida!” 

(Foto dos participantes Artur Berl e Edgar Pucci abrindo com chaves a caixa representando o Mar Morto)


Após a dinâmica, os participantes que estão presentes semanalmente na Oficina de Cultura e Música Judaica, foram chamados para formar um semicírculo perto do palco, dando início ao Seder e às rezas. Todas as rezas foram feitas, a história da festividade foi contada, muitas músicas foram cantadas e todos aproveitaram muito, como ficou perceptível nos grandes sorrisos e entusiasmo durante as músicas.


Ao final das rezas e do Seder, a voluntária Adriana tocou diversas músicas no violão, chamando todos para festejar. Muitos se levantaram e foram dançar e cantar junto à ela, inclusive formando um trem gigante que rodou por todo o salão, passando pelas mesas e atraindo mais pessoas.


(Foto das pessoas dançando durante a celebração ao som da voluntária Adriana no violão)


Aproveitando o ritmo de festa, as voluntárias da Oficina de Dança Israeli Camila Trejger e Rafaela Buscarioli, lideraram várias arcadot lindas, animadas e muito festivas, teve inclusive uma com a música “Echad, mi yodeah?” típica de ser cantada durante a celebração de Pessach. Teve arcada dançada em roda e também em fileiras e até aqueles que não sabiam as coreografias se arriscaram a tentar. Foi um momento lúdico, de muito prazer, empolgação e entusiasmo. Rafaela, após o termino do evento, expressou sua felicidade:

“Eu me diverti muito dando as harkadot no Pré Seder de Pessach. Me senti muito grata e contente quando todos foram dançar conosco!”

(Foto das pessoas presentes durante a dança de harkadá em fileiras)


Após a dança, os presentes na celebração se reuniram perto do palco, onde se encontrava um bolo lindo com a vela de 29 anos em cima para comemorar o aniversário do Grupo Chaverim. O parabéns foi cantado com muita animação, palmas e união, mostrando a importância que a organização tem para cada um dos presentes. Para Sandra, esse momento foi muito significativo:

“Ver os participantes, os familiares, os monitores, os colaboradores e os voluntários comemorando juntos é muito gratificante!”

(Foto de Allan Zac Marcus, Anna Carolina Gomes e Gabriela Albalá segurando caixas de matzót)


Para finalizar, cada participante recebeu uma sacola com a etiqueta de 29 anos do Chaverim, que continha coisas para a festa de Pessach, inclusive uma caixa de matzá, fornecida pelo Fundo Comunitário.


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page