top of page

Grupo Chaverim Celebra 29 Anos de impacto na sociedade

No dia 15 de março, o Grupo Chaverim, instituição de apoio, solidariedade e criação de vínculos, celebrou seu 29º aniversário de dedicação à causa inclusiva. Ao longo de quase três décadas, nós temos desempenhado um papel importante na construção de laços sociais, na assistência a indivíduos com deficiências intelectuais e psicossociais e na promoção do bem-estar coletivo desses indivíduos.


(Foto do bolo de aniversário do Grupo Chaverim)


Com uma história marcada por ações inclusivas, inovação e muita dedicação, o Grupo Chaverim emergiu como um porto seguro para muitos, como comentou a Liliana Albalá, mãe da participante Gabriela Albalá, voluntária das oficinas de Movimento e Gourmet, e vice-presidente do Grupo:

“O que me trouxe para o Chaverim foi o fato da Gabriela não ter mais espaço dentro de escolas, e aí ela não tinha amigos, ela não tinha um grupo social como todos tem. E aqui no Chaverim, a gente encontrou esse espaço. O Chaverim é um espaço que inclui as pessoas que foram excluídas tanto tempo dentro da nossa comunidade”.

(Foto de participantes do Grupo Chaverim usando avental durante a Oficina Gourmet)


Desde seu início modesto até sua atual amplitude de atividades, a organização tem sido um ponto de referência para aqueles que buscam construir laços afetivos para além dos rótulos.

“Hoje, o Chaverim é reconhecido na sociedade. O que nos traz uma satisfação muito grande”.

Nos contou Ester Tarandach, uma das fundadoras do Grupo Chaverim.


(Fotos de participantes do Grupo Chaverim e alunos de psicologia da Uninove durante a Oficina Eu e a Psi)


Além de fornecer assistência às famílias dos participantes, o Grupo Chaverim também desempenha um papel vital na promoção da inclusão social e na conscientização sobre questões importantes, como saúde mental, autonomia e direitos da pessoa com deficiência.

“Eu me sinto muito bem, muito feliz aqui no Chaverim",

Expressou Dafne Esquenazi, participante das atividades e oficinas da organização.

“O Chaverim para mim é mais do que um grupo, é uma família”

(Foto de participantes do Grupo Chaverim segurando porta-retratos produzidos na Oficina Mão na Massa)


“A maior satisfação que a gente pode ter é ver eles evoluindo, eles interagindo socialmente, eles participando das atividades e sendo respeitados pelos seres humanos que são”,

comentou Sarita Sarue, voluntária da Oficina de Cultura e Música Judaica.

“A gente quer que os nossos chanichim saibam, sintam que eles vão ter a segurança de ter um espaço deles, onde eles possam desfrutar para sempre”

(Fotos de participantes e voluntárias do Grupo Chaverim sentados à mesa durante a Oficina de Cultura e Música Judaica)


Para Marli Mifano, uma das voluntárias sociais, a relevância do Grupo Chaverim vai além do auxílio oferecido aos participantes.

“Eles não imaginam como a gente muda por causa deles, não é só a gente que ajuda eles, eles nos ajudam a ser pessoas mais tolerantes, mais observadoras, mais sensíveis”. 

À medida que o Grupo Chaverim comemora seus 29 anos de existência, nossa diretoria e nossos colaboradores renovam o compromisso de servir à comunidade com dedicação e compaixão. Enquanto olhamos para o futuro, prometemos continuar dando o nosso melhor para acolher a todos que buscam um espaço para fazer amizades e se expressar com liberdade.


(Foto de participantes e monitores do Grupo Chaverim durante atividade no parque)


“Nós estamos preparados para receber mais pessoas, nós sabemos que existe uma demanda na comunidade, e nós sabemos que as famílias precisam de um apoio”

Disse Taís Sarue, voluntária da oficina de Cultura e Música Judaica


Que esses 29 anos de realizações sejam apenas o começo de uma jornada contínua de impacto positivo e transformação social. Agradecemos imensamente a todos que apoiaram a causa e confiram no nosso trabalho ao longo dos anos.

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page