top of page

Jantar Fórum amigos da inclusão

(Foto do palco e mesas cheias durante o jantar Amigos da Inclusão)


Na terça-feira, dia 26, o Chaverim promoveu, em parceria com a Nosso Olhar, um jantar filantrópico com objetivo de arrecadar fundos para as duas organizações. O jantar Fórum Amigos da Inclusão teve como tema central autonomia e contou com várias atrações: palestras inspiradoras, show de dança, DJ, um leilão beneficente e a banda Red Fox tocando ao vivo. Além disso, os registros fotográficos foram feitos pela Galera do Click, uma empresa de fotografia inclusiva. 


O nosso ilustre presidente subiu ao palco para representar o Chaverim, contar um pouco sobre o nosso trabalho e apresentar o nosso novo vídeo institucional! Foi um momento marcante e único na história da nossa organização, que pode receber ainda mais reconhecimento por todo o trabalho que tem feito nesses últimos 29 anos. Todos os presentes se impactaram e recebemos diversos elogios e interessados em ajudar que antes nem mesmo pensavam a respeito da causa inclusiva.

(Foto de Jacques Cohen no palco com microfone na mão)


Além do Jacques, a Ester Tarandach, uma das fundadoras do Chaverim também subiu ao palco para falar um pouco mais sobre o Chaverim e apresentar o projeto de Dança Israeli junto às voluntárias Beatriz Serur e Camila Trejger, e à participante Dafne Esquenazi. Enquanto estavam no palco, foi apresentado também o vídeo da dança apresentada durante o Festival Carmel. Para Ester este jantar foi um marco importante na história do Grupo:

“Foi um grande desafio para o Chaverim poder sair do seu mundinho para um mundo muito maior. Nós estávamos em parceria com a Thaissa e ela, com toda a equipe dela, respeitando os nossos preceitos e o jantar pudesse ser feito kosher. Isso para mim é um ponto de tanto valor, porque nos momentos tão difíceis que nós estamos vivendo em Israel, ter essa abertura representa credibilidade, seriedade, respeito por nós como judeus.” 

(Foto de Ester Tarandach com microfone na mão ao lado de Camila Trejger, Beatriz Serur e Dafne Esquenazi)


Além de superar o desafio que foi a organização do evento e o convite de centenas de pessoas, o jantar serviu também para provar que não estamos sozinhos nessa luta, como ressaltou Ester.

“O Chaverim pode fazer coisas, ele tem amigos que apoiam e incentivam de uma forma muito bonita e acredito que esse jantar é uma resposta para nós daquilo que a gente sonha, ter qualidade de trabalho, ter recursos econômicos, e garantir a subsistência do Chaverim.”

(Foto de participantes do Grupo Chaverim e seus familiares sentados à mesa do jantar Fórum Amigos da Inclusão)


Um dos momentos mais marcantes foi quando, durante o jantar, foi solicitado que todos aqueles presentes que tivessem deficiência ficassem em pé para que fossem reconhecidos. Sem que fosse necessário pedir, o salão explodiu em aplausos, com muita admiração. Era evidente o olhar de orgulho nos rostos de nossos participantes que puderam estar presentes nesta noite única e protagonizar suas próprias histórias. Para Claudia Issler, convidada do jantar e amiga da inclusão, participar dessa noite abriu seus olhos para a realidade da causa inclusiva:

“Além de uma noite agradável e deliciosa, o impacto foi grande! Conhecer iniciativas tão essenciais como a moradia independente e ouvir o depoimento de muitos jovens e famílias foi um despertar. Ao falar de inclusão, muitas demandas nos vêm à mente: educação, autonomia, inserção no mercado de trabalho, etc, mas efetivamente ações para viabilizar o que na prática ainda é um sonho, são raras e enfrentam um número de dificuldades.” Nos contou ela, após o evento. Claudia agradeceu o convite, e parabenizou todo o esforço das equipes envolvidas no evento, ressaltando sempre que é possível fazer mais. “Conhecer profissionais, voluntários e famílias tão engajados na construção dessa realidade, nos alerta do quanto ainda temos que avançar. O desafio é imenso e todos temos responsabilidade em construir essa estrada. Informar, unir e realizar. Vamos juntos”

(Foto de Joice Heliszkowski falando no microfone ao lado de outros palestrantes)


A participação do nosso grupo no evento não passou despercebida! Além de termos organizado em parceria todo o backstage, e tornado possível esse evento singular, nossa participante Joice Heliszkowski, foi uma das speakers da noite! Ela subiu ao palco ao lado de outras pessoas para contar um pouco sobre a sua história, trajetória e, principalmente, sua autonomia, que afinal era o tema da noite. Foi tocante ver cada um contar sobre suas experiências e alguns membros da “plateia” chegaram a chorar.



Vale ressaltar, que esteve presente conosco nessa noite tão significativa para a nossa história, um dos maiores filantropos do Brasil, Elie Horn, empresário e fundador da Cyrela. Durante o momento que esteve em destaque no jantar, suas palavras inspiraram a muitos, inclusive a nós, a tentar ainda mais, a fazer ainda mais, a nos esforçarmos ainda mais. Ficamos muito comovidos e gratos com a sua presença.



(Foto de Elie Horn com Sarita Sarue e Solange Bursztyn)


E, claro, durante a noite toda, um jantar delicioso, inteiramente kosher foi servido. Foram diversos pratos para todos os gostos, um mais gostoso que o outro, finalizando com uma sobremesa linda, de dar água na boca, para que todos saíssem mais do que satisfeitos ao final do evento.


A noite inteira foi extraordinária, cheia de momentos marcantes e experiências únicas. Consideramos esse jantar um marco de sucesso na história do Grupo Chaverim, pois estiveram presentes mais de 300 pessoas, todas impactadas com o nosso propósito de fortalecer os laços de solidariedade e promover a inclusão em nossa sociedade. Aprendemos muito com o jantar, com os nossos parceiros e também com nós mesmos, esperamos trazer mais novidades no futuro e lutar cada vez mais pela visibilidade do nosso grupo e das pessoas com deficiência intelectual e psicossocial. Ester reforça que:

“O Chaverim está em rumo dos 30 anos e esse jantar é a abertura de portas para que nós possamos, neste ano, desenvolver ações que mostrem a competência do Chaverim”

(Foto das duas bailarinas em seus figurinos iluminados durante a apresentação de dança)


Agradecemos demais a todos que estiveram presentes ou apoiaram esse evento, e principalmente à vocês que acompanham o nosso trabalho e promovem a causa inclusiva. Vamos juntos fazer a diferença.





33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page