top of page

Sucót 2023

Nos dias 30 de setembro a 07 de outubro, comemoramos Sucót, a festa das cabanas e da proteção divina. Neste período sagrado, mergulhamos na tradição de uma celebração de sete dias que nos conecta profundamente à nossa história, à natureza e à fé. É um tempo de reflexão, gratidão e celebração das bênçãos que recebemos.


(Foto da Sucá da Hebraica, com os membros do Chaverim dentro)


Em nossas sucót (cabanas temporárias) lembramos a jornada do nosso povo pelo deserto e como D’us nos protegeu com uma cabana de nuvens durante o dia e uma de fogo durante a noite. Hoje, nossas cabanas são símbolo de abertura e acolhimento, onde compartilhamos refeições, histórias e risadas com entes queridos.


O Chaverim celebrou, durante a oficina de Cultura e Música Judaica - Ilana Zucker Z’L, na Sucá da Hebraica, que estava localizada na Praça Jerusalém, dentro do clube e recebeu, como convidado especial, o Gabriel Lerner, primo da voluntária Adriana, que está estudando engenharia mecânica no technion, faculdade de tecnologia em Haifa e que veio explicar para os participantes um pouco mais sobre a festa e seus costumes. Gabriel logo se admirou com o entusiasmo do grupo, como relatou:


“O que eu mais fiquei impressionado foi o quanto eles se interessam pelos ensinamentos que passamos, pelo judaísmo, por Israel, pelas festas judaicas”

(Foto de Gabriel Lerner explicando sobre a reza do Lulav)



Durante sucot, fazemos uma reza especial, chamada de reza do lulav, que une as quatro espécies - o lulav, o etrog, a hadas e o aravá. Essa união nos lembra da diversidade da vida e da necessidade de nos unirmos como uma comunidade só. Cada uma dessas plantas representa uma parte diferente do povo judeu detacando nossa interdependência. Quem auxiliou os nossos participantes a fazerem as rezas específicas da data foi o Gabriel.

“Para mim foi uma honra passar ensinamentos da festa de sucot, ensinar eles a fazer a reza do lulav.”

(Foto do participante do Grupo Chaverim, Leandro Birnbach, fazendo a reza do Lulav)


(Fotos de membros do Chaverim sentados dentro da Sucá)


Todos adoraram o evento, se empolgaram muito com a reza do lulav, comeram lanchinhos gostosos dentro da sucá, dançaram e cantaram. Foi lindo de presenciar e muito inspirador, tanto para nós, quanto para o Gabriel.

“Eles realmente tem um amor por isso que eu fiquei impressionado, foi o que mais me tocou”.

(Foto dos membros do Grupo Chaverim cantando dentro da Sucá)

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page