Entrevista - Nelson Cunha

Atualizado: Fev 25

Nelson Cunha é o responsável por administrar toda a área financeira do Grupo Chaverim. Ele nos conta um pouco de como é seu trabalho diário.


Nelson Cunha


Com seus 67 anos, é formado em administração de empresas e já trabalhou em outras 3 organizações, sempre na área de administração.


Há 5 anos faz parte da equipe técnica do Grupo Chaverim, administrando toda a área financeira da instituição.

Seu trabalho vai tanto do contato com bancos e parceiros da área, quanto com os colaboradores, diretoria e organização geral de captação de recursos.



Como você conheceu o Chaverim e começou a trabalhar aqui?

Conheci o Chaverim através de uma amiga, ela trabalhava no Chaverim e resolveu sair e me apresentou a Diretoria na época.


O que a área financeira de uma ONG faz e precisa para ser eficiente?

Área financeira de uma ONG é completamente diferente de uma outra empresa, a ONG depende das doações, esse trabalho é feito como colher sementes, mas bem gratificante. O financeiro precisa ser eficiente no controle dessas sementinhas colhidas.


Quais as dificuldades que enfrenta?

A ONG como não tem um faturamento, as dificuldades sempre vão ser maiores porque temos despesas (o que isenta o Chaverim de muitas por estar estruturada dentro da Hebraica).


Como as outras áreas da ONG se relacionam e influenciam na sua atuação?

A área financeira influencia todas as demais áreas, como sabemos, pra tudo temos que ter orçamento, controle de gastos, etc, na soma o financeiro está sempre a frente.


Em que momento sentiu que seu trabalho surtiu grande efeito?

Surtiu efeito bem positivo nas informações repassadas à Diretoria, como o orçamento que estruturamos. Quando assumi não tínhamos isso.


O que espera para este ano de 2021?

Sempre tenho esperança de um ano melhor e que o Chaverim amplie seu trabalho com essa nova equipe.


Nelson Cunha junto aos antigos e novos colaboradores do Chaverim


Keise Tiffany

keise.tiffany@chaverim.org.br

20 visualizações0 comentário