Para celebrar a independência de Israel, Yom Haatzmaut, foi realizada uma atividade muito divertida, dinâmica e que proporcionou diversas trocas.
Chanichim participando das atividades de Yom Haatzmaut
No primeiro momento, os chanichim assistiram um vídeo falando da festividade e após conversaram sobre a importância da data ser celebrada e lembrada, fortalecendo a identidade judaica, principalmente nesse momento tão delicado que Israel está passando. Alguns chanichim, como Joice, Decio e Eduardo contribuíram bastante com dados históricos e outros, trouxeram lembranças de quando fizeram a viagem para Israel com o Chaverim.
Também, aproveitou-se para fazer um paralelo com a independência e autonomia de cada chanich. Foi perguntado “O que você consegue fazer sozinho, de forma autônoma e o que depende de outras pessoas?” Diversas respostas foram dadas e foi surpreendente, pois todos se descobriram como capazes de fazer algo por si só e que sempre há coisas que precisamos do outro, independente de ter mais ou menos autonomia.
Em um segundo momento,foi realizada uma dinâmica. Os chanichim foram separados em 4 grupos e cada um tinha 2 missões a serem cumpridas . A cada missão completada, desbloqueava-se uma parte do quebra-cabeça da bandeira de Israel.
Chanichim desenhando a bandeira de Israel
Missão 1: Desenhar e pintar a bandeira de Israel em conjunto, todos fazendo uma mesma bandeira;
Missão 2: Buscar e anotar as respostas para as seguintes perguntas: Qual a data? Quais os costumes? O que significa Yom Haatzmaut? A Declaração de Independência de Israel foi assinada em que cidade? Em que ano foi fundado o moderno Estado de Israel? Qual o nome do hino de Israel? E o que significa o nome? Qual líder israelense leu primeiro a Declaração de Independência de Israel? Quem foi Oswaldo Aranha?
Missão 3: Procurar pela Hebraica, quais lugares cita ou faz referência a Israel e tirar foto Missão 4: Tirar foto com 3 pessoas que estejam com uma roupa azul e branca
Missão 5: Perguntar para os sócios, as questões que encontraram as respostas
6: Pegar três historias de sócios em Israel
Missão 7: Encontrar alguém que tenha nascido no ano da Independência de Israel
Missão 8: Montar o quebra-cabeça
As missões foram completadas com sucesso. Os chanichim ficaram muito felizes por realizar os desafios propostos, interagir com os sócios do clube e compartilhar com os amigos, o resultado e suas descobertas.
Para finalizar, os pais e familiares do chanichim foram convidados a confeitarem bolos com chantilly e confeitos nas cores branco e azul, que após foram servidos aos presentes Finalizando, cantaram todos juntos o hino de Israel em uma linda homenagem.
Comentarios