top of page

Chaverim faz visita guiada ao Memorial do Holocausto

Os participantes também puderam ouvir ao depoimento da sobrevivente do holocausto, Margot Rotstein


Sarita realizando a visita guiada

No domingo (26), o Grupo Chaverim fez uma visita ao Memorial do Holocausto a convite da voluntária do Chaverim e Coordenadora de Educação do Memorial, Sarita Mucinic Sarue.


Os participantes puderam ouvir o relato de Margot Rotstein, sobrevivente do Holocausto, e avó de Lais Taieb, atendida do Grupo Chaverim, que lhes contou sua história de como conseguiram se refugiar assim que se iniciou o confronto na Alemanha. Além do relato, ela lembrou a importância de escutar e falar sobre o assunto, para que o Holocausto jamais seja repetido.


Na sequência, os convidados tiveram a condução sensível e atenciosa de Sarita pelos espaços do Memorial, trazendo a história com falas valiosas e explicativas sobre o tema, da qual enriqueceram muito a visita.


O encontro foi um momento especial e fundamental para o Chaverim, compartilhado com as famílias, voluntários, colaboradores e amigos.


Vou tentar exprimir minha emoção ao receber a família Chaverim no Memorial do Holocausto no domingo dia 26. A dificuldade de agendamento e a pandemia foram fatores que adiaram a data tão esperada. Além disso, havia a preocupação de que um tema tão triste pudesse abalar as emoções de cada um de formas distintas. Mas, sempre aprendemos com os chaverim (participantes) que todos os temas são possíveis de serem tratados na medida em que conversamos naturalmente, com muita sensibilidade. A presença da Sra. Margot Rotstein, avó da Lais Taieb, trouxe a emoção para nós podermos ouvir a sua história pessoal que dá vida aos fatos. Entre mães, pais, chanichim (participantes), madrichim (monitores), voluntários e funcionários, sentimos juntos a força da união e amor ao próximo. A história do Holocausto dói, mas ensina. É um alerta contra a indiferença. É uma chamada para a empatia. É a consciência de que somos parte de um todo, que dependemos uns dos outros. Obrigada família Chaverim!

Sarita Mucinic Sarue, voluntária do Grupo Chaverim e Coordenadora de Educação do Memorial do Holocausto.


O relato de Margot Rotstein está disponível no link abaixo: https://www.instagram.com/p/CpIMM34opJR/?utm_source=ig_web_copy_link

Keise Tiffany

Comunicação e Divulgação

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page