top of page

Convidado especial traz atualizações de Israel para participantes do Chaverim em oficina

Nilton Migdal comenta sobre os principais acontecimentos do país e responde às perguntas dos participantes do Chaverim para mantê-los informados mesmo à distância.


Nilton recebendo presente de Lais

A Oficina de Cultura e Música Judaica ganhou um novo correspondente diretamente de Israel. Nilton Migdal, amigo das voluntárias da oficina, faz contribuições esporádicas para informar aos participantes do Chaverim sobre as novidades do país.


Nilton passou a participar durante o período de pandemia quando foi convidado pela amiga e voluntária da oficina, Sarita Mucinic Sarue, fazendo visitas a partir da transmissão online pelo aplicativo Zoom.


Os primeiros assuntos conversados foram sobre o coronavírus em Israel e o avanço das vacinas no país, depois discutiram sobre como são as tradições israelenses nas festas de Pessach, Sucot, Purim, entre outras, e também conversaram sobre datas marcantes em Israel como Yom Haatzmaut (Dia da Independência de Israel), Yom HaShoá (Dia da Lembrança do Holocausto) e Yom HaZikaron (Dia da Lembrança dos Soldados Mortos de Israel e das Vítimas do Terrorismo).


Além das tradições judaicas e assuntos relacionados a Israel, Nilton e os participantes da oficina também discutiram sobre as eleições no Brasil, com muitas perguntas e questionamentos sobre o assunto, sempre trazendo reflexões diferentes para o tópico debatido.


Em novembro, Nilton realizou uma visita ao Brasil e participou presencialmente da oficina na Hebraica. No encontro, ele respondeu às perguntas dos participantes sobre a vivência em Israel, as semelhanças e diferenças com o Brasil, como é a comunidade judaica no país e outras informações recentes do local.

Além da conversa e discussão, Nilton foi presenteado por Lais Taieb, em nome da oficina, com uma caixa com doces decorada por ela e depois, sorteou duas camisetas estampadas com a bandeira de Israel para nossos participantes. Eduardo Rappaport e Gabriela Albalá foram os premiados.


Suas visitas acrescentaram e ampliaram o conhecimento e reflexão de cada participante, que passaram a ser mais comunicativos e interativos na oficina.


O grupo é fantástico e de imediato já me surpreendi positivamente com a participação e os questionamentos dos membros do Chaverim.
E que faz tudo ocorrer, que prepara tudo, o Zoom, as gravações, as músicas, enfim, são todos maravilhosos.
Adoro ver o trabalho de vocês e o grupo dos Chaverim é fantástico, empolgante. Com certeza saio feliz, saio mais cheio de vida após estes encontros.
Posso afirmar que recebo muito mais do que dou ao Chaverim!

Nilton Migdal, convidado especial da oficina.


Participantes da oficina, voluntárias e Nilton na última visita presencial

Keise Tiffany

Comunicação e Divulgação

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page