Grupo Chaverim realiza o Seminário Transformando Vidas

"A importância da inclusão no mundo digital" foi o tema do primeiro seminário realizado pela instituição


Mediador José Luiz Goldfarb junto com palestrantes Prof. Sarita Mucinic Sarue e Claudia Costin

O Grupo Chaverim realizou seu primeiro seminário, o Chaverim rumo aos 30 anos Transformando Vidas - A importância da inclusão no mundo digital, no dia 23/08 no Clube Hebraica.


O evento trouxe palestrantes que falaram sobre educação inclusiva, aprendizagem significativa, sociabilização, tecnologia e saúde mental, no intuito de agregar informações e discussões sobre a inclusão.


Devido ao impacto da pandemia da Covid-19, o Grupo Chaverim precisou incluir seus usuários no mundo digital, adaptando todas as atividades à forma remota. Os resultados dessa experiência e a necessidade de analisar e discutir as questões da inclusão digital deste público, motivaram a criação do seminário que também apresentou como ela foi realizada no Chaverim.


*Clique em cima dos nomes e conheça mais cada palestrante e mediador do evento

O evento foi apresentado por Danilo Makul e trouxe painéis com os temas:

- O Educar Inclusivo, mediado por José Luiz Goldfarb e discutido pela Prof. Sarita Mucinic Sarue e Claudia Costin;

- Aprendizagem Significativa, apresentada pelo Prof. Júlio Furtado e mediado por Josef Vainboim;

- Sociabilização como instrumento fundamental para o desenvolvimento humano, pelo Dr. Alfredo Simonetti e mediação de Clara Regina Rappaport;

- O impacto do Chaverim Digital: O mundo digital como ferramenta de Inclusão, com o comunicador Marc Tawil;

- Case: Chaverim “Um processo de Aprendizagem Online: Reinventando a metodologia, vivências e adaptações”, com a equipe do Grupo Chaverim Debora Freund Deutsch (gestora da instituição), Liliana Albalá (mãe e vice-presidente), Marcia Dilburt (voluntária), Daniel Kronemberg e Marcelo Castro (madrichim-monitores) e mediação de André Naves.


O encerramento foi realizado por Ester Rosenberg Tarandach (presidente da comissão executiva e fundadora da instituição) e Jacques Cohen (atual presidente). Além das palestras, nossa voluntária Thais Sarue tocou a música Canção da América, de Milton Nascimento e nosso participante Ilan Sister recitou a letra em forma de poesia.


As discussões do seminário também conciliaram com a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, cujo o assunto principal este é ano é "superar barreiras para garantir inclusão" e todas as palestras e conversas tiveram recursos de acessibilidade.


Por fim, o seminário arrecadou alimentos não perecíveis que foram doados para o Unidos do Bem, associação que distribui marmitas pela cidade de São Paulo a fim de acabar com a fome da população.


"Eu acho que o evento foi muito rico, com um debate muito importante para a sociedade como a nossa, que é uma sociedade autoexcludente, que não inclui as pessoas. Então debates como esses precisam ser amplificados para que a gente possa garantir a acessibilidade." Gabriel Motta - participante do evento
"Foi um evento que debateu as perspectivas para o trabalho, para a educação, a tecnologia e a inovação, ou seja, um evento que tratou de construir estruturas sociais que sejam inclusivas, que não tenham barreiras, tanto as arquitetônicas quantos as de preconceito. espero que chegue aos 120 anos construindo uma sociedade mais livre e inclusiva." André Naves - defensor público e mediador do evento

Veja as fotos do evento:

Fotos das palestras, mediadores, palestrantes e entrega dos alimentos para o Unidos do Bem


Keise Tiffany

Comunicação e Divulgação

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo